quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que é um laboratório de matemática?

Os laboratórios de matemática

O ensino da matemática na escola hoje está dominado pela manualização, com uma preocupação centrada na manipulação de símbolos, factos, teoremas e, frequentemente, desviada do mundo real da crianças.


A fobia da matemática

A forma de aprender da criança não é uniforme. Alguns aprendem por manuais e por aulas expositivas, mas outros não conseguem. O que conduz ao desinteresse e mesmo fobia da aprendizagem, nomeadamente da matemática.

O que é um laboratório de educação matemática?

O laboratório de educação matemática é um espaço, rico em material manipulável, no qual os alunos têm acesso direto à sua manipulação, realizando experiências matemáticas, jogam com jogos matemáticos, resolvem puzzles matemáticos e que se envolvem em atividades lógico-matemáticas.

Uma parte integral do trabalho no laboratório é a manipulação de objectos. Pela manipulação de material concreto, os alunos consegue efectuar pontes entre o mundo abstrato e o mundo real.

A matemática ajuda a fazer sentido do mundo que nos rodeia e na procura de significado. Pela matemática, aprende-se a compreender o mundo em termos de números e de formas. Aprendem a raciocinar, a conjugar ideias e a pensar logicamente. A matemática é mais do que um conjunto de regras e operações aprendidas na escola, centra-se nas conexões e nas relações.

É também um processo e um procedimento para ensinar e aprender matemática. A abordagem laboratorial permite montar experiências matemáticas com o objetivo de descobrir alguns princípios matemáticos, padrões ou processos. 

Um laboratório é centrado na atividade; o aluno é colocado face a uma situação problemática e pela exploração e descoberta, encontra uma solução baseada na sua experiência, necessidades e interesses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente com moderação...